top of page

NOVE DE OUROS

A CIA Teatral Nove de Ouros foi criada a partir da vontade de se produzir e encenar algo totalmente autoral, desde sua fundação, se dedicando aos estudos, a pesquisa e a criação de seus trabalhos. 


A ideia central de formação da CIA se baseia na crença em um ator-criador, produtor, bailarino, performer, diretor, designer e multiprofissional. 

 

A CIA busca se estabelecer como um núcleo de estudos, ações e investigações conceituais no campo do teatro e da performance contemporâneas. 

 

Espaço atual de residência da CIA

A CIA iniciou seus estudos e pesquisas em 10 de Junho de 2013. O primeiro espetáculo da CIA foi se desenvolvendo ao mesmo tempo em que a própria CIA solidificava suas bases. Durante o processo mudanças foram ocorrendo, inclusive se tratando de elenco, até que a CIA encontrasse sua configuração ideal e atual. Os ensaios aconteciam nas ruas, em praças e depois de um tempo se firmaram nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. No ano de 2014 foi-se desenvolvido e apresentado ao público o texto e a encenação autoral do projeto Prisma do Progresso, que buscava difundir uma ótica não comumente retratada do período ditatorial, de forma minimalista.

 

Nos últimos 3 meses antes da estreia de Prisma do Progresso a CIA Teatral Nove de Ouros foi recebida pela ONG ECOA de Teatro Social em seu casarão, no bairro de Santa Teresa, e passou a fazer residência no espaço até a estreia de seu primeiro espetáculo. A estreia de Prisma aconteceu no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas em Santa Teresa no mês de Outubro de 2014. Após tais apresentações o grupo decidiu por tirar férias visto que, trabalhavam há mais de um ano para a concepção do espetáculo.

 

Com a retomada dos trabalhos, em Janeiro de 2015, o núcleo de estudos e pesquisas da CIA embarcou em um novo processo, que deu origem ao espetáculo O Copo, um projeto focado na expressão das emoções humanas e no que nasce da relação entre elas. Muito mais conectados e maduros, o grupo evoluiu da idealização à concepção do espetáculo em 3 meses. Para esse novo processo, a CIA teve o apoio do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que cedeu espaço para a nova residência da CIA. Todo o processo de O Copo foi desenvolvido em residência no antigo Hotel Sete de Setembro no Flamengo, bairro do Rio de Janeiro, local em que o grupo continua à fazer residência até os dias de hoje. O Copo teve sua estreia realizada na Arena Carioca Dicró, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro no mês de Abril de 2015.

Linha do tempo

© 2015 - CIA TEATRAL NOVE DE OUROS.

bottom of page